quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Professores de Barcarena avaliam Pacto pela Alfabetização

A Secretaria de Educação de Barcarena, região do Baixo Tocantins, vai realizar neste sábado (28) um seminário para apresentar as experiências e os resultados obtidos por meio do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. O pacto é um compromisso formal assumindo entre o governo federal e a prefeitura para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Em Barcarena, 241 professores alfabetizadores estão engajados nessa tarefa, iniciada em 2013, quando a prefeitura local aderiu ao Pacto. “Temos cinco anos para alfabetizar todos os alunos até os oito anos de idade”, disse o coordenador municipal do Pacto, Roberto Carlos Dias de Araújo. “Dois anos são insuficientes para obter os resultados que esperamos”, acrescentou. No seminário deste sábado, os professores vão relatar detalhes das experiências ocorridas dentro e fora da sala de aula.

Com o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, os professores de Barcarena cumpriram um calendário de formação oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) até agora. 14 docentes foram orientados, no decorrer do ano passado, por professores da Universidade Federal do Pará, sobre a aplicação da metodologia do Pacto nas escolas do município. Os professores instruídos pela UFPA tiveram a incumbência de repassar as informações para os 241 docentes locais.

Os encontros de formação no município foram apoiados pela prefeitura, que garantiu infraestrutura aos participantes. Segundo a coordenação do Pacto no município, quase todos os professores que participaram da ação em 2014 vão permanecer este ano. O MEC divulgou que na primeira etapa do pacto, em 2013/2014, os professores receberam formação em letramento; na segunda, em 2014/2015, em matemática, curso que será concluído em março próximo, de acordo com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB).

O terceiro ciclo, que será desenvolvido em 2015 e 2016, vai abordar as demais áreas do conhecimento de forma integrada, com o objetivo de promover a educação integral das crianças. A qualificação dos docentes alfabetizadores tem duração de 120 horas por ano, com metodologia que propõe estudos e atividades práticas. Os encontros são conduzidos por orientadores de estudos, que são professores das redes públicas a que os alfabetizadores estão vinculados.
O seminário sobre o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa vai ocorrer na sede da Igreja do Evangelho Quadrangular, que fica na avenida Magalhães Barata, em frente ao Centro Cultural de Barcarena. O encontro está previsto para começar às 8h, com encerramento às 13h30.


terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Barcarena será anfitriã de encontro sobre assistência social


O município de Barcarena vai sediar, pela primeira vez, um encontro com gestores da Assistência Social de toda a região Norte, para discutir, durante dois dias, temas da atualidade como gestão compartilha dos entes federados e regionalização dos serviços de proteção social especial.

O encontro regional vai ocorrer nos dias 5 e 6 de março, no auditório do Samaúma Park Hotel, na Vila dos Cabanos, com a presença de 350 participantes, entre prefeitos, secretários e técnicos dos municípios do Norte do Brasil que atuam na área da assistência social. Os sete estados da região devem enviar representantes.

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) já iniciou os preparativos do evento denominado “Encontro Regional Norte do Coegemas”, que terá como tema “Um olhar sobre a gestão compartilhada dos entes federados”.

O Coegemas é um colegiado de gestores de assistência social presente em cada estado brasileiro. No Pará, o colegiado ficará responsável pelo encontro regional juntamente com a prefeitura de Barcarena, que vai cuidar da infraestrutura e coordenação do evento.

Durante o encontro, o público vai ter a oportunidade de participar de painéis, debates e oficinas. Todo o conteúdo apresentado nas reuniões vão preparar os participantes para o encontro nacional dos gestores marcado para abril, em Fortaleza (CE). A ideia é elaborar propostas locais para leva-las ao encontro nacional.

Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro do Laranjal


Avança a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro do Laranjal. Ao todo são 16 UBSs que estão sendo construídas com previsão para inauguração ainda este ano, em Barcarena. Os principais serviços oferecidos pelas UBSs são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Agricultores de Barcarena mostram potencial



Pelo menos, 18 novos agricultores do município de Barcarena inscritos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) receberam a visita de técnicos da Secretaria de Assistência Social e da Vigilância Sanitária do município, nesta semana. Durante as visitas, a Semas e a Vigilância Sanitária verificaram o potencial de cada agricultor e prestaram orientações de manipulação de alimentos. O PAA, programa do governo federal, funciona desde 2013 em Barcarena, após Adesão Mista assinada pela prefeitura, na modalidade doação simultânea, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.

CONSELHOS TUTELARES RECEBEM KIT DE EQUIPAGEM

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), entregou na sexta-feira (6) o total de cinco computadores e um automóvel aos Conselhos Tutelares de Barcarena e Vila dos Cabanos, adquiridos a partir do programa de equipagem da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SIGSDH).
 
Nas cerimônias de entrega estiveram presentes a secretária de Administração e Tesouro, Leila Marques, representantes do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social - do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social - e CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
 
 “Ficamos felizes com o incentivo e articulação da Secretaria. Aguardamos para discutirmos outras possibilidades de progressos”, comentou o coordenador do Conselho Tutelar de Barcarena Sede, Anderson Batista. O coordenador Adenilson Araújo, do Conselho Tutelar de Vila dos Cabanos, também agradeceu. “Isso aqui vai potencializar nossas atividades, mas estaremos juntos em busca de mais conquistas”.
 
O kit de equipagem é uma doação estabelecida a partir do cadastro da prefeitura de Barcarena no Sistema Integrado de Gestão da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SIGSDH) e que permite o acesso aos bens. Em contrapartida o município garante as instalações e as condições de pleno funcionamento do Conselho Tutelar.  “A equipagem é favorável a toda criança e adolescente em risco, e por isso temos como dever assumir responsabilidades junto ao conselho”, discursou a secretária da Semas, Juliena Nobre.