A Secretaria de Educação de Barcarena, região do Baixo Tocantins, vai realizar neste sábado (28) um seminário para apresentar as experiências e os resultados obtidos por meio do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. O pacto é um compromisso formal assumindo entre o governo federal e a prefeitura para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Em Barcarena, 241 professores alfabetizadores estão engajados nessa tarefa, iniciada em 2013, quando a prefeitura local aderiu ao Pacto. “Temos cinco anos para alfabetizar todos os alunos até os oito anos de idade”, disse o coordenador municipal do Pacto, Roberto Carlos Dias de Araújo. “Dois anos são insuficientes para obter os resultados que esperamos”, acrescentou. No seminário deste sábado, os professores vão relatar detalhes das experiências ocorridas dentro e fora da sala de aula.
Com o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, os professores de Barcarena cumpriram um calendário de formação oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) até agora. 14 docentes foram orientados, no decorrer do ano passado, por professores da Universidade Federal do Pará, sobre a aplicação da metodologia do Pacto nas escolas do município. Os professores instruídos pela UFPA tiveram a incumbência de repassar as informações para os 241 docentes locais.
Os encontros de formação no município foram apoiados pela prefeitura, que garantiu infraestrutura aos participantes. Segundo a coordenação do Pacto no município, quase todos os professores que participaram da ação em 2014 vão permanecer este ano. O MEC divulgou que na primeira etapa do pacto, em 2013/2014, os professores receberam formação em letramento; na segunda, em 2014/2015, em matemática, curso que será concluído em março próximo, de acordo com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB).
O terceiro ciclo, que será desenvolvido em 2015 e 2016, vai abordar as demais áreas do conhecimento de forma integrada, com o objetivo de promover a educação integral das crianças. A qualificação dos docentes alfabetizadores tem duração de 120 horas por ano, com metodologia que propõe estudos e atividades práticas. Os encontros são conduzidos por orientadores de estudos, que são professores das redes públicas a que os alfabetizadores estão vinculados.
O seminário sobre o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa vai ocorrer na sede da Igreja do Evangelho Quadrangular, que fica na avenida Magalhães Barata, em frente ao Centro Cultural de Barcarena. O encontro está previsto para começar às 8h, com encerramento às 13h30.