A Universidade do Estado do Pará (Uepa) entregou, ontem, os diplomas de 48 estudantes que concluíram os cursos de ciências naturais e pedagogia no Campus de Barcarena. A cerimônia de formatura dos alunos de ciências naturais ocorreu no salão da paróquia de São José, na Vila dos Cabanos. Já a diplomação dos alunos de pedagogia foi realizada em uma casa de recepção, em Barcarena-Sede.
O deputado estadual Renato Ogawa foi convidado para ser patrono da turma dos pedagogos e, durante um rápido discurso, disse que se sentida honrado em participar da cerimônia. Ele destacou a importância de uma formação permanente e ressaltou que a conclusão do curso de graduação é apenas um passo no caminho profissional. “Parabenizo a Uepa pela formação de novos profissionais para Barcarena”, disse.
Renato Ogawa considerou ainda que o futuro de uma cidade depende do grau de educação de seus habitantes. Por isso, ele dirigiu palavras de incentivo que motivassem os estudantes a continuar a formação acadêmica. “Espero que vocês sejam capazes de transformar (pela educação) a vida de nossa sociedade de Barcarena”, finalizou o deputado.
PARCERIA
A prefeitura de Barcarena é parceira da Universidade do Estado do Pará na realização dos cursos de graduação do Campus do município. “A gente tem uma parceria muito boa com a Secretaria Municipal de Educação (Semed)”, disse Klebson Daniel Sodré, coordenador do Campus da Uepa de Barcarena. Ele informou que a ajuda do governo local vai do cafezinho ao fornecimento de material de expediente.
Nelza Dias estava feliz com a conclusão do curso de pedagogia. Ela só tinha o magistério, mas já dava aulas para as turmas de educação infantil em duas escolas de Barcarena. Agora, com a graduação em pedagogia, disse estar melhor preparada para atuar em sala de aula. “Para mim, foi muito gratificante. Aprendi muita coisa que não sabia”, enfatizou a professora.
Outro graduado feliz na noite de ontem era o já professor Rodrigo Oliveira, que recebeu o diploma pelo curso de ciências naturais, com habilitação em física. Antes mesmo de se formar, ele conseguiu emprego na prefeitura e hoje dá aula na escola Magno Cunha, na Vila dos Cabanos. Ele disse que a experiência de professor é muito gratificante e que pretende buscar mais qualificação, com o curso de mestrado.
FORMAÇÃO
A Uepa concedeu 20 diplomas para os concluintes do curso ciências naturais, com habilitação em física, e mais 28 para os licenciados em pedagogia, sendo que o curso de pedagogia foi realizado por meio do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), que financia as atividades acadêmicas para os chamados professores leigos. Os leigos são os professores que já estão em sala de aula sem ter o curso superior.
Na cerimônia de diplomação dos novos professores, ocorrida em Barcarena, estavam presentes os secretários Carlos Miranda (que representou o prefeito Antônio Carlos Vilaça), Ivana Ramos (Educação), o vereador Francisco Júnior, o deputado estadual Renato Ogawa e representantes da Uepa. “O que essa universidade espera de vocês (graduados)? Que sejam educadores de fato e de direito”, disse Antônia Negrão, coordenadora do Parfor e representante do reitor da Uepa no evento.