sexta-feira, 13 de março de 2015

Barcarena mantém controle contra a dengue



O município de Barcarena não apareceu na lista divulgada pelo Ministério da Saúde, que apontou aumento dos casos de dengue no Brasil. A notícia sobre o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypiti) é destaque nos noticiários de ontem e hoje.
No Pará, o aumento foi verificado em 45 municípios, sendo que, em nove, o risco é maior. O fato de Barcarena estar fora da lista, não significa que a população deve descuidar das medidas de proteção e combate ao mosquito transmissor da doença.
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou o trabalho dos agentes comunitários de saúde para que a população seja orientada a manter a casa limpa e livre de focos do Aedes. Nunca é demais dizer que água parada dá dengue.

Prefeitura leva ações sociais para as comunidades




A prefeitura de Barcarena realizou nesta sexta-feira (13) ações de cidadania em quatro bairros do município, por meio de atividades coordenadas Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), voltadas para o público feminino e infantil. Nos CRAS São Francisco, Conde e Arapari houve palestras, atividades educativas e orientação em saúde.
O CRAS Zita Cunha realizou as atividades na comunidade Barbolândia, com ações socioeducativas e de saúde que reuniram um grande número de moradores, incluindo crianças. A meta da Secretaria de Assistência Social era atender cerca de 80 pessoas durante toda a programação. A ação levou esclarecimentos sobre os programas de governo e integrou a programação da Semana da Mulher.

Jogos da Copa completam duas semanas


Desde o dia 28 de fevereiro, os apaixonados por futebol no município têm a oportunidade de conferir os jogos da Copa Cidade de Barcarena, que ocorre no estádio municipal, com a participação de 24 times das diferentes comunidades.
Nesta sexta-feira, 13, o Papãozinho, da comunidade do Tauaporanga, enfrenta o São Paulo, do Cafezal. O 2° jogo da noite é entre Beira Rio, da Vila São Francisco, e o time do River, do Castanhalzinho. Amanhã, jogam São Francisco, da comunidade do Cabresto, e Expresso, de Itupanema.
O segundo jogo da noite deste sábado, 14, é entre o Asteca, de Barcarena-Sede, e o São Felipe, da comunidade de mesmo nome. Nas arquibancadas, as torcidas organizadas fazem a festa, quando o time de coração faz a rede balançar. 
A fase classificatória da competição deve encerrar no dia 31. Depois seguem as partidas das Oitavas de Final, Quartas de Final, Semifinal e Final. Os jogos entre os times competidores ocorrem sempre às terças, quintas, sextas e sábado, sempre a partir das 18 horas.
A organização do evento é da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), da prefeitura de Barcarena, que revitalizou o estádio municipal para sediar as partidas de futebol. O gramado está melhor e o local ganhou nova iluminação

Uepa entrega diplomas para alunos do Campus de Barcarena



A Universidade do Estado do Pará (Uepa) entregou, ontem, os diplomas de 48 estudantes que concluíram os cursos de ciências naturais e pedagogia no Campus de Barcarena. A cerimônia de formatura dos alunos de ciências naturais ocorreu no salão da paróquia de São José, na Vila dos Cabanos. Já a diplomação dos alunos de pedagogia foi realizada em uma casa de recepção, em Barcarena-Sede.
O deputado estadual Renato Ogawa foi convidado para ser patrono da turma dos pedagogos e, durante um rápido discurso, disse que se sentida honrado em participar da cerimônia. Ele destacou a importância de uma formação permanente e ressaltou que a conclusão do curso de graduação é apenas um passo no caminho profissional. “Parabenizo a Uepa pela formação de novos profissionais para Barcarena”, disse.
Renato Ogawa considerou ainda que o futuro de uma cidade depende do grau de educação de seus habitantes. Por isso, ele dirigiu palavras de incentivo que motivassem os estudantes a continuar a formação acadêmica. “Espero que vocês sejam capazes de transformar (pela educação) a vida de nossa sociedade de Barcarena”, finalizou o deputado.
PARCERIA
A prefeitura de Barcarena é parceira da Universidade do Estado do Pará na realização dos cursos de graduação do Campus do município. “A gente tem uma parceria muito boa com a Secretaria Municipal de Educação (Semed)”, disse Klebson Daniel Sodré, coordenador do Campus da Uepa de Barcarena. Ele informou que a ajuda do governo local vai do cafezinho ao fornecimento de material de expediente.
Nelza Dias estava feliz com a conclusão do curso de pedagogia. Ela só tinha o magistério, mas já dava aulas para as turmas de educação infantil em duas escolas de Barcarena. Agora, com a graduação em pedagogia, disse estar melhor preparada para atuar em sala de aula. “Para mim, foi muito gratificante. Aprendi muita coisa que não sabia”, enfatizou a professora.
Outro graduado feliz na noite de ontem era o já professor Rodrigo Oliveira, que recebeu o diploma pelo curso de ciências naturais, com habilitação em física. Antes mesmo de se formar, ele conseguiu emprego na prefeitura e hoje dá aula na escola Magno Cunha, na Vila dos Cabanos. Ele disse que a experiência de professor é muito gratificante e que pretende buscar mais qualificação, com o curso de mestrado.
FORMAÇÃO
A Uepa concedeu 20 diplomas para os concluintes do curso ciências naturais, com habilitação em física, e mais 28 para os licenciados em pedagogia, sendo que o curso de pedagogia foi realizado por meio do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), que financia as atividades acadêmicas para os chamados professores leigos. Os leigos são os professores que já estão em sala de aula sem ter o curso superior.
Na cerimônia de diplomação dos novos professores, ocorrida em Barcarena, estavam presentes os secretários Carlos Miranda (que representou o prefeito Antônio Carlos Vilaça), Ivana Ramos (Educação), o vereador Francisco Júnior, o deputado estadual Renato Ogawa e representantes da Uepa. “O que essa universidade espera de vocês (graduados)? Que sejam educadores de fato e de direito”, disse Antônia Negrão, coordenadora do Parfor e representante do reitor da Uepa no evento.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Palestra orienta sobre saúde da mulher





Uma palestra ocorrida na manhã desta quarta-feira, 11, no auditório da Secretaria de Assistência Social de Barcarena, orientou mulheres sobre os cuidados com a saúde. A atividade fez parte da programação em alusão ao 8 de Março. A nutricionista Elza Santa Brígida deu dicas sobre alimentação saudável e qualidade de vida. Na quinta-feira, 12, a partir das 9 horas, o direito das mulheres será tema de uma sessão especial na Câmara de Vereadores do município.

  

Recuperação do Caripi receberá verbas de emenda parlamentar


A obra de reconstrução de 300 metros da orla da praia do Caripi, em Barcarena, que foi destruída pela erosão, será paga com recursos de emenda de deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). A decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira (6), durante uma reunião de trabalho ocorrida na sede da Alepa, em Belém, com a presença de representantes da comunidade do Caripi, prefeitura de Barcarena e parlamentares.

Participaram do encontro os deputados Renato Ogawa, Carlos Bordalo, Celso Sabino, Doutor Wanderlan e Soldado Tércio. Os parlamentares concordaram em usar recursos de suas emendas para investir no projeto de reconstrução da orla do Caripi apresentado pela Secretaria de Infraestrutura de Barcarena, que foi orçado em pouco mais de R$ 1,2 milhão. Os recursos serão suficientes para realizar uma ação emergencial no trecho que foi derrubado pela força da maré.


O deputado Renato Ogawa propôs liberar a metade dos recursos necessários para tocar os serviços, ou seja, 600 mil reais. No último dia 26, uma comitiva da Alepa foi até a Praia do Caripi para ver de perto os estragos provocados pela erosão. Antes de visitar o balneário, os deputados reuniram com os comerciantes para discutir uma solução emergencial. Na ocasião, a Associação dos Moradores da Praia entregaram uma carta com o pedido de ajuda aos parlamentares.

Segundo informações da associação de moradores, a erosão já destruiu cinco barracas que foram erguidas na beira da praia e outras 20 estão em situação de risco. A Defesa Civil do Estado chegou a isolar uma parte da orla, por medida de segurança. Mesmos assim, os bares e restaurantes não deixaram de funcionar. Com a ajuda da emenda dos deputados, a expectativa dos moradores do Caripi é de que o problema da erosão seja resolvido no mais curto espaço de tempo.

quinta-feira, 5 de março de 2015

"Clientelismo” prejudica assistência social, diz Secretária do MDS


A secretária do Ministério do Desenvolvimento Social, Denise Colin, disse, nesta quinta-feira (5), em Barcarena, que os municípios do Norte do Brasil têm dificuldades para implementar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) por conta do nível de “clientelismo” presente em algumas prefeituras da região.
Denise participou no Pará da abertura do encontro regional do Congemas, um colegiado de gestores de assistência social que discute políticas públicas no país. Ela também fez uma exposição sobre a implementação do SUAS no Brasil, que completa dez anos em 2015. Apesar dos entraves, para a secretária, já houve grandes avanços nessa área.
Especialmente sobre a Amazônia, Denise disse que os problemas para implementar efetivamente o sistema ainda são muitos. “Existe uma cultura política que trata a população por meio de uma relação de dependência”, disse a secretária, ao afirmar que o clientelismo está presente em quase a metade das prefeituras da região Norte.
A secretária do MDS criticou o chamado “primeiro-damismo”, em que a esposa do prefeito é nomeada, pelo gestor, secretária de Assistência Social do município. “Isso ainda é uma realidade”, confirmou Colin. Ela disse que embora algumas prefeituras ainda tenham a primeira dama como secretária, a sociedade já está mais esclarecida para cobrar seus direitos.
O deputado estadual Renato Ogawa, que representou a Assembleia Legislativa do Pará no evento, reconheceu que muitos prefeitos ainda têm dificuldades para diferenciar assistência de assistencialismo. “Infelizmente, ainda existe o vício de confundir a antiga Ação Social com Assistência Social”, afirmou Ogawa, ao dizer que os técnicos têm o papel de alertar os gestores sobre a nova política de assistência.
O Congemas Regional Norte foi aberto na tarde desta quinta-feira (5), em um hotel na Praia do Caripi, em Barcarena, com a presença de 350 participantes dos estados da Amazônia. O encontro vai até sexta-feira (6), com as conclusões das oficinas e debates baseados no tema “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”. O encontro é realizado por meio da parceira entre a prefeitura local e o governo do estado.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Encontro vai discutir o Sistema Único da Assistência Social




Profissionais, servidores e técnicos em Assistência Social dos municípios da região Norte iniciam nesta quinta-feira (5), em Barcarena, uma série de discussões sobre a implementação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). O encontro do Congemas Regional Norte ocorrerá durante dois dias, com palestras e oficinas, em um hotel que fica na Praia do Caripi, e deve reuniu cerca de 350 participantes, representantes dos 7 estados do Norte.


A secretária de Assistência Social de Barcarena, Juliena Nobre, informou que o encontro será um forte momento para trocas de experiências entre gestores da Amazônia. “É através desses debates que se identificam as especificidades de cada território. No Congemas Norte, discutiremos o trabalho social com as famílias, o co-financiamento, a regionalização dos serviços de médias e alta complexidade e o fator amazônico”, disse ela.
Uma das convidadas para o encontro é a secretária nacional de Assistência Social, Denise Colin, que vai expor um painel sobre a implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública. O secretário de Assistência Social do Pará, Heitor Pinheiro, também vai participar da mesa de debates. A implementação do SUAS será a grande discussão que vai tomar conta do Congemas nos dois dias de programação.


O Congemas é um colegiado de gestores de assistência social presente em cada estado brasileiro. No Pará, o colegiado é o responsável pelo encontro regional juntamente com a prefeitura de Barcarena, que está responsável pela infraestrutura e coordenação do evento. Todo o conteúdo apresentado nas reuniões vão preparar os participantes para o encontro nacional dos gestores marcado para abril, em Fortaleza (CE). A ideia é elaborar propostas locais para leva-las ao encontro nacional.

terça-feira, 3 de março de 2015

Sebrae e prefeitura realizam circuito de palestras em Barcarena



Começou nesta terça-feira (3), em Barcarena, um circuito de palestras promovidas pelo Sebrae, em parceria com a prefeitura, para capacitar e atualizar micro e pequenos empreendedores do município. O Sebrae Itinerante, como é chamado o evento, é realiza na sede da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.

Durante três dias, os participantes vão ter a oportunidade de tomar conhecimento sobre assuntos como Declaração de Faturamento, o passo a passo do Microempreendedor Individual (MEI) e Formação de Preço e Venda, temas geralmente debatidos nos encontros do Sebrae Itinerante.   

Além das palestras, o encontro do Sebrae vai oferecer três oficinas aos participantes: “Sei Planejar”, “Sei Controlar meu Dinheiro” e “Sei Comprar”. O Sebrae Itinerante também vai realizar uma mesa redonda, em Barcarena, nesta quarta-feira (4), às 15 horas, no auditório da Secretaria de Assistência Social. Informações pelo fone 98238-7484.

segunda-feira, 2 de março de 2015

Deputados propõem força-tarefa para ajudar a Praia do Caripi









Um grupo de deputados estaduais esteve em Barcarena, na última quinta-feira (26), para ouvir os moradores e comerciantes da Praia do Caripi, onde a erosão já destruiu mais de 300 metros da orla de quase um quilômetro de extensão. Os parlamentares propuseram uma força-tarefa, com diferentes órgãos governamentais, para discutir ações concretas que resolvam um problema considerado antigo.








No começo da reunião, os deputados Renato Ogawa (PR), Carlos Bordalo (PT), Soldado Tércio (Pros) e Antônio Tonheiro (PPL) receberam uma carta da Associação dos Moradores do Caripi, com um pedido de ajuda para resolver o problema na praia. O documento também foi entregue ao prefeito do município, Antônio Carlos Vilaça, que participou do encontro.






Na carta, a associação informa que a erosão no balneário já destruiu cinco estabelecimentos comerciais e que outros 20 estão em situação de risco. “Estamos enfrentando dificuldades para sobreviver”, disse o presidente da Associação dos Moradores, Antônio Brito Almeida, que cobrou do poder público uma solução definitiva para resolver a situação.






O deputado Renato Ogawa, que tomou a iniciativa de convidar os parlamentares para a reunião, adiantou que, na próxima semana, vai procurar o governo do estado para pedir apoio nas ações de recuperação do balneário. “O Caripi não é só de Barcarena, mas de todo o Pará”, disse Ogawa. “Vou procurar a Secretaria de Obras para ver de que forma o governo estadual pode ser parceiro do município”.






Já o deputado Carlos Bordalo sugeriu uma reunião de trabalho para levar o problema da erosão do Caripi ao conhecimento dos demais deputados na Alepa. A reunião ficou marcada para a próxima sexta-feira, dia 6 de março. Uma comitiva de Barcarena, formada por moradores e comerciantes, deve acompanhar a reunião em Belém.






EMERGÊNCIA






Durante a reunião com os deputados, a prefeitura de Barcarena apresentou um projeto emergencial para solucionar, temporariamente, a erosão na Praia do Caripi. O projeto está avaliado em R$ 680 mil reais, mas vai precisar de parcerias para ser executado. A associação que reúne as grandes empresas instaladas no município está disposta a colaborar com o governo municipal.






O prefeito Antônio Carlos Vilaça tentou tranquilizar os comunitários. Disse que vai visitar as obras emergenciais e que o governo local vai realizar a terceira ação paliativa de seu governo para conter a água da maré. Vilaça disse ainda que já mandou para o governo federal o Projeto Orla para recuperar não apenas o Caripi, mas outros pontos do município que passam pelo mesmo problema.






Só para o Caripi, os recursos necessários para realizar a obra de contenção da água são de quase 10 milhões de reis. A prefeitura afirma que não tem capacidade financeira para fazer esse investimento sozinho. “Estou há 25 anos nesse município e nunca vi nenhum projeto ser enviado para o governo federal para melhorar a orla do Caripi”, finalizou o prefeito.

Goleada marca início da Copa Cidade de Barcarena

O primeiro jogo da Copa de Futebol Cidade de Barcarena, no estádio municipal, terminou com a goleada de 4x0 para o Botafogo contra o time do Olaria, na tarde do último sábado (28). A partida de abertura reuniu um bom número de torcedores, que vibraram nas arquibancadas.
Antes da bola rolar em campo, o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Ademir Souza, conduziu a cerimônia de abertura do campeonato. O presidente da Câmara de Barcarena, vereador Júnior Ogawa, participou do ato e representou o prefeito Antônio Carlos Vilaça, que não pode estar presente por motivos de agenda.
A Copa de Futebol Cidade de Barcarena está dividida em 24 rodadas, a começar pela fase classificatória. 24 times se inscreveram na competição e estão divididos em seis chaves. Na chave A, estão os times Olaria, Botafogo, Flamengo e Pedreira; na chave B, Palmeiras, São Luiz, Independente e São Francisco; na chave C, River, Juventus, Inter Itupanema e Beira Rio.
Na chave D, os times são: São Paulo, CAF. Atlético Caeté, Santa Rosa (Laranjal) e Papaozinho; na chave E, São Felipe, Jardim Cabano, São Paulo (Arienga) e Asteca. E na chave F, Expresso, Guajarinho, Unidos do Bairro Novo e São Francisco CAB. Os jogos vão ocorrer todas as terças, quartas, quintas e sábados, a partir das 18 horas, no estádio municipal.
O gramado do estádio foi revitalizado pela prefeitura, que também instalou nova iluminação e deu nova pintura às arquibancadas. Segundo o secretário Ademir Souza, a revitalização do estádio vai servir para outros eventos esportivos que serão realizados durante o ano.