A secretária do Ministério do Desenvolvimento Social, Denise Colin, disse, nesta quinta-feira (5), em Barcarena, que os municípios do Norte do Brasil têm dificuldades para implementar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) por conta do nível de “clientelismo” presente em algumas prefeituras da região.
Denise participou no Pará da abertura do encontro regional do Congemas, um colegiado de gestores de assistência social que discute políticas públicas no país. Ela também fez uma exposição sobre a implementação do SUAS no Brasil, que completa dez anos em 2015. Apesar dos entraves, para a secretária, já houve grandes avanços nessa área.
Especialmente sobre a Amazônia, Denise disse que os problemas para implementar efetivamente o sistema ainda são muitos. “Existe uma cultura política que trata a população por meio de uma relação de dependência”, disse a secretária, ao afirmar que o clientelismo está presente em quase a metade das prefeituras da região Norte.
A secretária do MDS criticou o chamado “primeiro-damismo”, em que a esposa do prefeito é nomeada, pelo gestor, secretária de Assistência Social do município. “Isso ainda é uma realidade”, confirmou Colin. Ela disse que embora algumas prefeituras ainda tenham a primeira dama como secretária, a sociedade já está mais esclarecida para cobrar seus direitos.
O deputado estadual Renato Ogawa, que representou a Assembleia Legislativa do Pará no evento, reconheceu que muitos prefeitos ainda têm dificuldades para diferenciar assistência de assistencialismo. “Infelizmente, ainda existe o vício de confundir a antiga Ação Social com Assistência Social”, afirmou Ogawa, ao dizer que os técnicos têm o papel de alertar os gestores sobre a nova política de assistência.
O Congemas Regional Norte foi aberto na tarde desta quinta-feira (5), em um hotel na Praia do Caripi, em Barcarena, com a presença de 350 participantes dos estados da Amazônia. O encontro vai até sexta-feira (6), com as conclusões das oficinas e debates baseados no tema “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”. O encontro é realizado por meio da parceira entre a prefeitura local e o governo do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário