A equipe do programa Profissão Repórter, da Rede Globo, esteve nesta segunda-feira (6), em Barcarena, para uma reportagem sobre o projeto habitacional que vai beneficiar mulheres empregadas domésticas do município. O projeto é uma parceria entre a Federação das Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos da Região Amazônia (Fetradoram), prefeitura e governo federal.
Pela manhã, os jornalistas do programa gravaram uma reunião entre o prefeito do município, Antônio Carlos Vilaça, e os integrantes da Fetradoram, em que se discutiu o processo de construção das unidades habitacionais para os trabalhadores domésticos. Ao final da reunião, o prefeito deu entrevistas e disse que a prefeitura está dando todo o apoio necessário para que o projeto da Fetradoram saia do papel.
Já há famílias cadastradas no projeto e todas ainda vão passar por um processo de seleção. O lançamento da pedra fundamental do conjunto residencial Zélia Mafra ocorreu dia 16 de janeiro, durante cerimônia na sede do Cabana Clube. O empreendimento será erguido em um terreno que fica na AV. Batista Campos com a Manoel Paraense, na Vila dos Cabanos.
A presidente da Fetradoram, Lucileide Reis, informou que a parceria entre a entidade, a prefeitura e os órgãos federais é fundamental para o andamento do projeto, que deve contemplar apenas trabalhadores de baixa renda que vivem no município. Os apartamentos do conjunto Zélia Mafra devem ser destinados para famílias de trabalhadores domésticos com renda até 1.600 reais.
700 pessoas já fizeram o pré-cadastro e só devem ser contemplados os que estiverem dentro dos critérios estabelecidos pelo projeto. A Fetradoram informou que as obras do residencial devem começar no mês de maio e o prazo para serem concluídas é de até dois anos. Nesse período, os contemplados com os apartamentos devem ser assistidos com cursos de qualificação profissional.
Ainda não há uma data definida para a exibição do Profissão Repórter gravado em Barcarena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário